Skip to Content

Itinerário de 2 dias Hampi, Índia

A lista definitiva dos melhores lugares para visitar em Hampi e a melhor altura para visitar Hampi. Consulte este itinerário de 2 dias para planear a sua viagem a Hampi, Índia.

Hampi, uma pequena aldeia no sul do estado indiano de Karnataka, é o destino dos sonhos de qualquer viajante. E isso deve-se a duas razões.

A paisagem em pedra de Hampi intercalada pelo rio Tungabhadra torna-a extremamente fotogénica.

Melhor VPN para Viagens

Viagens ExpressVPN

Vais para o estrangeiro? Recomendo a utilização da ExpressVPN para acederes às tuas contas nas redes sociais, desbloqueares os teus sites de entretenimento favoritos, ficares ligado aos teus amigos e família e conseguires voos mais baratos.

Além disso, as ruínas existentes dos dias de Hampi de ser a capital do poderoso Reino de Vijayanagara fazem dela a escapatória perfeita para os amantes da história.

Pontilhado em todo o lado com centenas de rochas e numerosos templos hindus do século XIV, Hampi é frequentemente referido como “poesia em pedra”.

Tivemos o prazer de visitar este sítio de património da UNESCO na nossa recente viagem a Karnataka e reservámos dois dias para o fazer.

Para ser honesto, 2 dias pareceram um pouco curtos demais para explorar esta cidade outrora próspera. Mas podíamos fazer muito com um pouco de planeamento.

E aqui está como o nosso itinerário de 2 dias de Hampi se desenrolou.

Dia 1

Bom dia: Templo Virupaksha e Bazar Hampi

Decidimos começar o nosso dia com uma viagem ao templo Virupaksha que, juntamente com o Bazar de Hampi, forma o coração da cidade.

O templo Virupaksha foi construído no século VII, mas adquiriu a sua forma actual entre os séculos XIV e XV. Hoje, é um templo vivo e o culto ao Deus Hindu Shiva é oferecido aqui todos os dias.

O templo é único devido a várias razões. As paredes e tectos do templo são cobertos com murais vibrantes e alguns murais excelentemente preservados.

Um elefante vive dentro das instalações do templo. E há um local no interior do templo onde se pode ver uma sombra invertida da porta de entrada!

Sem dúvida, este é um local popular em Hampi – tanto para os locais como para os turistas. À medida que caminha em direcção ao templo, pode também verificar o Hampi Bazar de ambos os lados.

Os antigos pavilhões apoiados em pilares contrastam fortemente com as lojas mais pequenas e mais modernas que surgiram mesmo ao lado. É fascinante imaginar que este era um mercado próspero há 600 anos atrás.

Virupaksha Temple
Templo Virupaksha

Grupo Hemakuta de Templos

Depois de terminarmos no Templo Virupaksha, dirigimo-nos para o Grupo Hemakuta dos Templos nas colinas atrás de Virupaksha.

Os templos Hemakuta são um aglomerado de templos mais pequenos mas únicos no trilho Hampi. Única porque a sua arquitectura é muito diferente do estilo arquitectónico dravidiano utilizado noutros templos da região.

Estes templos são bastante semelhantes aos templos Jain do norte da Índia. Ligação estranha!

Com mais de 35 santuários, as colinas Hemakuta apresentam uma visão impressionante. Passámos aqui mais de uma hora a explorar muitos deles.

Dica de Interior: Encontrará muitas rochas e mandapas de pilares (salas de montagem) na colina Hemakuta se estiver à procura daquela fotografia perfeita do Instagram.

Pillared Mandapa On Hemakuta
Mandapa em Pillared sobre Hemakuta

As Ganeshas de Hampi

Quando estiver em Hampi, deve visitar as Ganeshas (Deus Hindu da Sabedoria) de Hampi.

São os Sasivekalu e Kadalekalu Ganeshas. Estes são ídolos monolíticos gigantes que atraem turistas de perto e de longe.

A Sasivekalu Ganesha está situada mesmo atrás dos templos Hemakuta. Assim, pode facilmente caminhar até ele.

Kadalekalu fica a poucos minutos de tuk-tuk ou de bicicleta.

Almoço

Quando terminámos com as Ganeshas, já estávamos com fome e decidimos parar para almoçar.

O melhor restaurante em Hampi, sem dúvida, é o Mango Tree, situado mesmo atrás do antigo Hampi Bazaar.

O restaurante tem uma variedade decente de pratos com algumas opções continentais no menu também.

Recomendo vivamente que se beba um dos seus sumos de fruta fresca. São deliciosos e proporcionam uma reidratação muito necessária.

Tarde: Templo de Krishna

Uma vez terminado o nosso almoço e depois de nos espreguiçarmos um pouco nas confortáveis esteiras da Mangueira, decidimos dirigir-nos para o requintadamente esculpido Templo de Krishna, um dos santuários mais sagrados de Hampi.

O Templo Krishna foi construído pelo Rei Krishnadevaraya do império Vijayanagara para comemorar a sua vitória sobre o estado oriental de Odisha.

Este lugar não recebe muitos turistas. E há grandes probabilidades de encontrar o lugar inteiramente para si.

Procure encontrar muitas histórias esculpidas nas paredes do templo. Torres e colunas são adornadas com numerosas esculturas de guerreiros, elefantes, cavalos, e belas donzelas.

Este lugar é o sonho de um fotógrafo tornado realidade. Maravilhámo-nos com a arquitectura do Templo de Krishna e clicámos numa série de fotografias até decidirmos passar à parte mais aventureira da nossa viagem – um passeio de coracle.

Passeio de Coracle no Tungabhadra

Já ouviu falar de um coracle?

Estes são barcos redondos que eram usados para transportar pessoas nos velhos tempos. Em Hampi, tem uma oportunidade exclusiva de montar um coracle no rio Tungabhadra.

Estão disponíveis passeios de 30 e 60 minutos. Durante o passeio, verá muitos templos esculpidos nos rochedos de Hampi.

Há escadas em alguns locais que se podem subir para ver os templos de perto. O ponto alto do passeio é ficar debaixo de uma rocha e sentir o frio por baixo.

Era o ar condicionado da natureza – disse-nos o nosso guia! Um timoneiro irá transportá-lo até ao fim e regressar.

E no final, ele dar-lhe-á uma volta se quiser uma (por favor diga não se a fiação causar tonturas). Essa rotação foi uma das minhas mais memoráveis.

O passeio de coracle está localizado mesmo ao lado do Templo Kodanda Rama atrás do Hampi Bazar. Estão abertos entre as 6 da manhã e as 18 da tarde todos os dias.

Dica de Interior: Recomendo dar uma volta de coracle de manhã cedo ou ao anoitecer para evitar o calor.

Coracle Ride

Foi assim que foi o nosso primeiro dia em Hampi. Após um dia agitado mas excitante de exploração dos templos do século XIV e de apreciar o terreno de pedras de Hampi, voltámos ao nosso hotel para dormir um pouco.

Só podíamos aguardar com expectativa o dia seguinte.

Dia 2

Bom dia: Templo Vijaya Vittala e os seus Pilares Musicais

Fiquei realmente entusiasmado quando acordei na manhã seguinte. Hoje íamos visitar o templo de Vijaya Vittala, que é um dos restos mais icónicos do império de Vijayanagara.

A adoração já não é oferecida aqui. Contudo, o templo está adequadamente preservado e possui belas esculturas, 56 pilares que criam música, e uma carruagem de pedra ornamentada.

Acredita-se que a carruagem foi inspirada pelo templo solar de Konark, outro local de herança da UNESCO no leste da Índia.

Olhe cuidadosamente debaixo do capô para ver restos de murais coloridos de há 700 anos atrás. Os pilares musicais foram todos postos em acção durante ocasiões especiais do estado nos tempos antigos.

Só consegui imaginar a sinfonia que todos eles criaram juntos. Pode dar um passeio na pista poeirenta por detrás do templo para detectar mandapas de vários tamanhos.

Certifique-se de que visita o que resta do equilíbrio do Rei. O rei foi em tempos aqui pesado em ouro, após o que o ouro foi doado aos pobres.

O passeio transportou-me para uma era completamente diferente.

Dica interior: É altamente recomendável obter um guia turístico local para ver os murais das carruagens e ouvir os pilares musicais.

Stone Chariot At Vijaya Vittala Temple
Carruagem de Pedra no Templo de Vijaya Vittala

Tarde da manhã e da tarde: Templo Subterrâneo de Shiva

Uma vez feito no templo de Vittala, sugiro que almoce cedo e se dirija para sul para o templo subterrâneo de Shiva, uma curiosa adição ao grupo Hampi.

Digo curioso porque o templo foi construído muitos metros abaixo do nível do solo e enche-se de água a cada estação chuvosa.

Ninguém sabe a verdadeira razão pela qual o templo está a ser construído. Especula-se que foi utilizado para cerimónias privadas da família real que não deveriam ser vistas pelo público.

Muito intrigante, não é?

Depois de visitar este interessante santuário, dirigimo-nos directamente para o recinto real de Hampi.

Acredita-se muitas vezes que Hampi tem tudo a ver com belos templos.

No entanto, isso não é bem verdade.

Igualmente preciosos são os monumentos reais de Hampi – palácios, aposentos públicos, pavilhões, e estábulos. Proponho-lhe que reserve um mínimo de meio dia para verificar o conjunto real de Hampi.

O Recinto Real

O recinto real de Hampi era a sede do poder do reino de Vijayanagara. Foi aqui que foram tomadas muitas decisões importantes.

O estilo arquitectónico, ao contrário dos dos templos, não é claramente dravidiano. As influências islâmicas podem ser vistas em todo o lado.

No recinto real, pode-se ver o Mahanavami Dibba – uma plataforma elevada que era utilizada para celebrações e festivais, um aqueduto, um poço, e até uma câmara subterrânea que o rei utilizava para se esconder dos seus inimigos.

Banho da Rainha

Mesmo no exterior da entrada do recinto real está o banho da Rainha, um lugar de banho maciço para as mulheres da família real.

O exterior pode não parecer impressionante, mas uma vez que se entra no banho, aperceber-se-á do esforço que foi feito para esculpir o interior.

Adornado com arcos e belas varandas com janelas jaali, o banho da Rainha é uma representação visível da arquitectura Indo-Islâmica.

Se estiver interessado, pode também detectar restos de frescos por baixo destes arcos.

Lotus Mahal

Uma vez feito o recinto real, pode caminhar até ao recinto Zenana (área só para mulheres), a apenas 10 minutos de distância.

Há alguns monumentos dentro do recinto Zenana que necessitam de menção especial. Um deles é o Lotus Mahal.

As mulheres reais utilizaram o Lotus Mahal para socializar. É chamado assim porque os seus arcos e cúpulas lhe dão a forma de um botão de lótus semi-aberto.

A estrutura da Lotus Mahal torna-a muito Instagramável. Não há muitos turistas por perto. Assim, é fácil ter um momento a sós com o monumento.

Lotus Mahal

Elephant Stables

Depois de clicarmos nalgumas imagens incríveis com o Lotus Mahal, caminhámos alguns metros para ver os estábulos do Elefante Real.

Os estábulos são considerados como um dos maiores exemplos da arquitectura Indo-Islâmica. Isto faz deles uma paragem importante no itinerário de cada turista.

Estes não são estábulos normais. Uma estrutura bastante impressionante, apropriada para os animais reais.

O monumento sofreu poucos danos ao longo do tempo e, por conseguinte, está disponível em toda a sua glória. Cada um dos estábulos tem uma cúpula alta e um passadiço arqueado.

Algumas das cúpulas estão interligadas. E muitos têm pequenos locais de descanso para mahouts.

Também se pode vislumbrar uma escada que leva até ao telhado algures no meio da estrutura. O Elephant Stables foi a nossa última paragem no nosso itinerário de 2 dias de Hampi.

Depois de um dia satisfeito de exploração dos restos reais do reino de Vijayanagara, voltámos a beber sumo de fruta fresca na Mangueira.

Enquanto bebia o meu sumo e verificava as minhas fotografias, apercebi-me de como tinha sido uma digressão interessante. Tínhamos feito tanto. No entanto, ainda havia tanto!

Definitivamente, tenho de voltar de novo.

Hampi And Tungabhadra
Hampi e Tungabhadra

Melhor altura para visitar Hampi

Hampi está localizado na faixa tropical e vive verões realmente quentes. Além disso, a maior parte das ruínas estão ao ar livre.

O terreno rochoso e a falta de árvores podem tornar o calor insuportável mesmo na época dos ombros.

Portanto, é ideal visitar Hampi nos meses de Inverno de Dezembro e Janeiro para que possa aproveitar ao máximo os seus dias aqui.

Novembro e Fevereiro também são exequíveis. Mas certifique-se de levar muita água, protector solar, e um chapéu quando se lançar a explorar.

Onde ficar durante a sua viagem a Hampi?

Há duas áreas principais em Hampi onde pode ficar.

Uma fica perto do Hampi Bazaar, onde encontrará várias casas de hóspedes e casas de família – na sua maioria opções de orçamento. A carne e o álcool não são servidos nesta área.

Outra fica na margem oposta de Tungabhadra, também chamada a Ilha Hippie. Pode encontrar carne e álcool aqui.

Se estiver à procura de alojamento familiar, é uma boa ideia visitar hotéis em cidades próximas, como Hospet e Kamalapur.

Nesses locais, encontrará hotéis decentes que se adequam a todos os orçamentos. As lojas de conveniência são abundantes, assim como os restaurantes.

Como chegar a Hampi?

Pode chegar a Hampi por estrada, comboio ou ar. A estação ferroviária mais próxima fica em Hospet, a 13 km de distância. Pode apanhar um táxi ou tuk-tuk a partir da estação.

O aeroporto doméstico mais próximo fica em Bellary, a 60 km de Hampi. Mais uma vez, pode apanhar um táxi do aeroporto para chegar a Hampi. Muitos turistas também chegam de Bangalore para viagens de fim-de-semana.

Dica: Marque uma visita turística de 2 dias a Hampi de Goa.

Sobre Soumya

Soumya é uma viajante apaixonada que gosta de explorar a história e a cultura de cada lugar que visita. Um ardente amante das ruínas e sítios arqueológicos, o sonho de infância de Soumya era visitar um dia o Templo de Hampi da Carruagem. Ela está tão contente por ter chegado lá. Soumya conta as suas experiências no seu blog de viagens, Stories by Soumya.

Segue-a no Facebook, Twitter, e Pinterest.

Rate this post

Protege a tua viagem: Com toda a nossa experiência em viagens, recomendamos vivamente que te faças à estrada com um seguro de viagem! A SafetyWing oferece um Seguro Médico de Viagem para Nómadas Digitais flexível e fiável a apenas um terço do preço de planos semelhantes da concorrência.