Skip to Content

De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

Mais de 1.500 quilómetros de carro de Fez a Marraquexe através do deserto do Sara e sobre gigantescas montanhas. Dormimos ao ar livre na fogueira, entrámos numa forte tempestade de areia, e chegámos a Marraquexe com a última gota de combustível. De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip.

Começo hoje a minha próxima grande aventura com dois alemães que conheci em Chefchaouen.

Alugamos um carro em Fez e queremos conduzir em 5 dias através do Deserto do Saara até Marraquexe.

Melhor VPN para Viagens

Viagens ExpressVPN

Vais para o estrangeiro? Recomendo a utilização da ExpressVPN para acederes às tuas contas nas redes sociais, desbloqueares os teus sites de entretenimento favoritos, ficares ligado aos teus amigos e família e conseguires voos mais baratos.

A primeira paragem é um grande supermercado onde compramos tudo o que precisamos para os próximos dias.

Com mais de 40l de água potável, a nossa viagem pode começar.

K-Tim_Kroeger_Travellingdsc_0503

De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

Equipados apenas com um mapa, decidimos conduzir de Fez para as montanhas.

A maioria das ruas em Marrocos são terríveis, e por vezes não sabemos se é a estrada certa ou apenas uma estrada de terra para uma aldeia isolada.

Ficamos com uma primeira impressão do que podemos esperar durante os próximos dias. É uma paisagem fascinante.

As aldeias tornam-se cada vez mais pequenas, e nós conhecemos cada vez menos pessoas. De agora em diante, estamos por nossa conta, e espero que o mapa esteja actualizado.

A cada quilómetro, não só as aldeias mas também as estradas tornam-se mais pequenas e piores.

Não há sinalização rodoviária, e temos de nos orientar na direcção cardinal.

Lavagem de automóveis naturais

De vez em quando, encontramos algumas pessoas, principalmente agricultores com ovelhas. Parecem estar bastante surpreendidos; provavelmente, não são muitas as pessoas que estão a conduzir ao longo destas ruas.

Alguns deles até acenam e estão felizes por enfrentar outros humanos. Um homem saiu de um barracão muito velho e pequeno.

Usava sapatos rotos e falava apenas algumas palavras em espanhol.

Não o pudemos ajudar com sapatos novos, mas tenho a certeza de que ele estava realmente feliz por falar connosco.

De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

Conduzimos e estamos quase no pico de uma enorme montanha quando encontramos um grande jacto de água a descer no meio da estrada.

Alguém queria desviar o fluxo para proteger a estrada – uma boa ideia mas, infelizmente, um desenho defeituoso.

Criativos como somos, usámo-lo para limpar o nosso carro … e para tomar um duche.

De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

Com um duche recente e com um carro mais ou menos limpo, começamos a procurar um local para dormir. A primeira noite no carro foi bastante desconfortável.

Dois de nós dormimos na frente e um no banco de trás. Chegámos quando já estava escuro, por isso tudo era muito mais complicado.

Contudo, encontrámos um bom local num pequeno trilho florestal com lenha suficiente para fazer uma fogueira. Hoje em dia, não há nada à direita e à esquerda na rua.

Sem árvores, sem colinas, apenas um monte de pequenas pedras e solo seco.

Após uma longa busca, encontramos uma pequena colina à parte da estrada. Não é um lugar perfeito, mas não temos escolha.

Preparamos algo para comer e procuramos madeira, o que não é uma tarefa fácil aqui. Durante tal viagem, aprende-se a apreciar coisas como água ou um pedaço de madeira.

Gostamos da atmosfera calma e livre de stress – só nós …. e de repente centenas de escaravelhos enormes, negros e gritantes.

Interrompido pela polícia marroquina

Esta noite dormi apesar dos muitos escaravelhos muito melhor. Bem recuperado e com nova energia, queremos conduzir até às dunas do Erg Chebbi perto de Merzouga.

Estamos de volta à estrada principal e aproximamo-nos rapidamente das dunas. Bem… um pouco depressa demais.

Após uma curva inclinada, dois polícias marroquinos estão à nossa espera, equipados com uma pistola de radar. 50 km/h demasiado depressa.

Eles pedem a nossa carta de condução, e nós temos de pagar 300 Dirham (cerca de 27 euros).

Tentamos explicar que não temos assim tanto dinheiro connosco com uma mistura de inglês, espanhol e francês.

Ficam zangados e querem recolher a nossa carta de condução, que depois podemos ir buscar na cidade seguinte no dia seguinte.

É uma situação estranha, e parece que eles querem embolsar o dinheiro. Concordamos em pagar na próxima cidade.

Os polícias não estão muito entusiasmados e deixam-nos ir sem pagar nada, o que parece aprovar a nossa suposição.

K-Tim_Kroeger_Travellingdsc_0789
K-Tim_Kroeger_Travellingdsc_0794
K-Tim_Kroeger_Travellingdsc_0870

De repente, numa pesada tempestade de areia

Esta noite queremos dormir apenas com os nossos sacos-cama lá fora nas dunas do Erg Chebbi.

De Merzouga, tomamos a estrada para Taouz e encontramos um caminho desde a estrada principal até às dunas. A próxima aldeia fica a 10 km de distância.

Levamos uma garrafa de água, exploramos a área, e encontramos em breve um local perfeito, uma pequena duna atrás de algumas árvores e não visível da estrada.

Embalamos tudo o que precisamos nas nossas mochilas e queremos voltar a pé para o local quando o céu escurece subitamente.

A temperatura diminui e surge uma tempestade.

K Tim Kroeger Travellingdsc 0894
De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

Conduzimos o mais rápido possível de volta à estrada principal. O caminho não está à superfície, e temos medo de ficar presos na areia.

Começa também a chover, e não há ninguém a ver em todo o lado.

Muitas pessoas afogam-se todos os anos no deserto quando de repente começa a chover, e estamos contentes por estarmos de volta à estrada para Merzouga.

K Tim Kroeger Travellingdsc 0927
De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

Enquanto conduzia pelas ruas vazias, aparece subitamente um grupo de crianças. Eles gritam e acenam e são bastante curiosos.

Nós paramos, e eles vêm imediatamente ter connosco. É uma situação agradável, embora não possamos comunicar com as palavras.

Ofereço-lhes um pequeno melão de melada e dou-o aos mais novos. Ele tem de carregá-lo com ambas as mãos e orgulha-se tanto dele; realmente doce.

No entanto, por outro lado, é possível ver que as pessoas não têm nada.

Muitas crianças estão até a brincar com lixo nas ruas.

De carro de Fez a Marraquexe – Marrocos Road Trip

De Merzouga, dirigimo-nos para o Vale do Dades, esperando que o tempo melhore em breve.

Temos sorte.

O vento pára, e o sol sai de novo. Merzouga e as dunas de Erg Chebbi estão agora atrás de nós, e encontramos um excelente lugar para a noite.

Fazemos uma fogueira e preparamos algo para comer. Como não temos uma grelha, devemos ser criativos e construir uma construção com um ramo.

Enquanto comemos, um homem mais velho aparece com um burro e muitas, muitas ovelhas.

Depois de um curto passeio no burro, já é hora de dormir… Claro que, no exterior, ao lado da fogueira sob o céu estrelado.

É uma experiência única, e recomendo-o realmente que o faça quando tiver oportunidade.

K-Tim_Kroeger_Travellingdsc_0948

Vale do Dades

Hoje é já o quinto dia. O tempo voa, mas o destaque absoluto ainda está à nossa frente – o famoso Vale do Dades.

Estou ansioso por isso e mal posso esperar para começar hoje. Após uma hora, finalmente chegámos ao vale, e eu preparei a máquina fotográfica.

Podia-se fotografar tudo, e todas as fotografias seriam bonitas.

… mas verifique você mesmo, pois um quadro pinta mil palavras.

K Tim Kroeger Travellingdsc 0055
K Tim Kroeger Travellingdsc 0092
K Tim Kroeger Travellingdsc 0120
K Tim Kroeger Travellingdsc 0140
K-Tim_Kroeger_Travellingdsc_0156

Gosta?

Bem, eu gostei muito, e até superou as minhas expectativas.

Depois deste passeio de cortar a respiração, conduzimos até Ouarzazate, onde passamos uma noite num belo quarto de hotel com uma varanda e uma bela vista sobre a grande praça.

Enquanto a praça está quase deserta durante o dia, centenas de pessoas cantam e comem juntas à noite, e muitas crianças brincam e aproveitam o tempo juntas.

É uma atmosfera agradável; todos parecem estar contentes.

Chegou a Marrakesh com a última gota de combustível

Route Morocco

De Ouarzazate, tomamos a estrada através de Aït-Ben-Haddou até Marraquexe.

Aït-Ben-Haddou é uma antiga aldeia com muitas casas de argila e é um Património Mundial da UNESCO.

Além disso, é o local de filmagem de mais de 20 produções de Hollywood, por exemplo, Gladiador e A Múmia.

Enquanto desfrutamos do último dia da nossa viagem, reconhecemos que temos de reabastecer muito em breve.

Estamos à procura desesperadamente de uma estação de serviço, mas simplesmente não há nada na nossa estrada.

Entretanto, a luz de aviso está a brilhar, e já estamos a pensar num plano para o que fazer quando tivermos uma avaria.

Os últimos 60 quilómetros vão principalmente para baixo para que possamos poupar algum combustível.

Contudo, há outra montanha alta que temos de atravessar, e a próxima aldeia fica a mais 50 quilómetros de distância.

É uma final emocionante, e finalmente chegamos a Marraquexe com a última gota de combustível.

Por um lado, estou feliz por estar de volta à civilização, pois por vezes era realmente cansativo.

Por outro lado, no entanto, desta vez vou falhar.

Podíamos fazer o que quiséssemos; não havia horário; apenas parávamos onde e quando nos apetecia.

Cada dia era uma nova aventura; nunca soubemos o que iria acontecer após a curva seguinte.

Marcus e Christoph, obrigado por este tempo fantástico. Espero encontrá-lo novamente em breve!!!

Rate this post

Protege a tua viagem: Com toda a nossa experiência em viagens, recomendamos vivamente que te faças à estrada com um seguro de viagem! A SafetyWing oferece um Seguro Médico de Viagem para Nómadas Digitais flexível e fiável a apenas um terço do preço de planos semelhantes da concorrência.