Skip to Content

As Maiores Aventuras do Mundo em 2022

Muitos viajantes já não se contentam em ver os sítios turísticos padrão; querem entrar no meio deles e procurar viagens de aventura para explorar o mundo.

Viajar de aventura não significa necessariamente mergulhar no céu num país estrangeiro ou fazer uma viagem de vários dias sozinho pelo deserto. Viagens de aventura referem-se geralmente a qualquer tipo de viagem que esteja um pouco fora da rota turística padrão.

Pedimos recentemente aos bloggers de viagens que nos falassem das suas grandes aventuras mundiais. Tivemos uma resposta tão maravilhosa e ouvimos falar de aventuras por todo o mundo.

Melhor VPN para Viagens

Viagens ExpressVPN

Vais para o estrangeiro? Recomendo a utilização da ExpressVPN para acederes às tuas contas nas redes sociais, desbloqueares os teus sites de entretenimento favoritos, ficares ligado aos teus amigos e família e conseguires voos mais baratos.

Houve aventuras na Papua Nova Guiné, Jordânia, Austrália, Nova Zelândia, e até na selva amazónica. Os bloggers falaram-nos das suas aventuras nas costas dos camelos no deserto, dos voos em micro-luz sobre o oceano, das visitas a vulcões e dos passeios de helicóptero a glaciares espectaculares.

Algumas aventuras envolveram casais que deixaram os seus empregos por viagens de longa duração e até aventuras com crianças pequenas.

Qualquer que seja o seu nível de conforto para viagens de aventura, é provável que haja algo que o inspire para a sua próxima viagem.

1.Deixamos os nossos empregos e partimos para uma aventura de 15 meses em todo o mundo

We Quit Our Jobs And Set Out On A 15 Month Adventure Across The World
Ponte Golden Gate

Quando decidimos deixar o nosso emprego e viajar a tempo inteiro, a minha mulher e eu estávamos casados há dois anos sem dívidas, filhos, casa, ou outras responsabilidades permanentes que nos impediriam de fazer o que quer que quiséssemos na vida.

O trabalho estava a correr bem, mas nenhum de nós queria apenas “bem” – cada vez mais, sentimos a necessidade de verificar as coisas da nossa lista de baldes. Não queríamos deixar nenhum “e se” em cima da mesa. Assim, fizemos um plano para desviar dinheiro economizado para um fundo de viagem e planeámos a nossa próxima grande aventura.

Quando chegou o momento de dizer aos nossos respectivos chefes que íamos viajar; não foi muito difícil. Foi certamente muito mais fácil do que contar aos nossos pais. E no final, compreenderam que tínhamos de fazer a nossa própria coisa e viver a vida nos nossos termos.

Nunca conhecemos ninguém que nos dissesse que poupar um monte de dinheiro e viajar pelo mundo era uma má ideia. Todas as pessoas a quem contamos têm sido incrivelmente solidárias.

We Quit Our Jobs And Set Out On A 15 Month Adventure Across The World2

Avançar rapidamente dois meses até à nossa data de partida, e a nossa grande viagem estava a começar. Voámos primeiro para Portland para ver alguns amigos antes de irmos para sul na auto-estrada da costa do Pacífico para Los Angeles.

Ao longo de todo o caminho, vimos belas paisagens e tivemos grandes risos e conversas com bons amigos.

Em pouco tempo, estávamos no terminal do LAX a preparar-nos para iniciar a primeira etapa da nossa viagem internacional. Isto é quando a gravidade da situação realmente começou a fazer efeito. As duas semanas anteriores tinham parecido umas férias, mas agora estávamos a experimentar uma partida mais realista.

Já não era necessário estar no trabalho às 7, pedir tempo livre, ou sentarmo-nos em reuniões. Fomos deixados entregues a nós próprios. Ninguém nos diz o que devemos fazer, e o nosso sucesso e fracasso estão agora nas nossas próprias mãos.

Estamos a viver na Nova Zelândia, em breve iremos para a Austrália, depois para o sudeste asiático, então…quem sabe? Nem tudo é diversão e jogos – trabalhamos mais agora do que nunca – mas estamos a desfrutar da aventura da vida em conjunto, nos nossos próprios termos.

Scott & Hayley da International Hotdish

2. Cruzeiro para a Papua Nova Guiné

My Greatest Adventure 2017 Cruise To Papua New Guinea 001

Sempre fui fascinado pela cultura tribal e devorei revistas e manuais de antropologia da National Geographic, onde a Papua Nova Guiné (PNG) era frequentemente apresentada.

Quando encontrei um itinerário de cruzeiro da P&O que visitou ilhas remotas de PNG, soube que seria uma viagem incrível. Como geralmente somos viajantes independentes, não tinha a certeza de como gostaríamos da parte do cruzeiro. Eu sabia que a PNG seria fantástica, mas fiquei surpreendido com o quanto também gostámos da experiência do cruzeiro.

O ponto alto da viagem foi visitar ilhas remotas intocadas pela vida moderna. Uma vez que tão poucos navios visitam, a maioria dos ilhéus sai para saudar o navio de cruzeiro.

Existem guias não oficiais para lhe mostrar as aldeias, pessoas que vendem esculturas de madeira intrincadas, e crianças em idade escolar em trajes tradicionais de canto. Viajámos para muitas partes remotas do mundo, mas em nenhum lugar experimentamos um lugar com tão pouco contacto exterior.

My Greatest Adventure 2017 Cruise To Papua New Guinea2 001

Aprendemos sobre o seu modo de vida tradicional, os desafios que enfrentam, e o seu desejo de mais turistas a visitar para proporcionar actividade económica. Era mágico ver os nossos filhos a darem presentes simples como lápis e até os seus próprios sapatos.

As crianças da ilha estavam tão entusiasmadas com estes pequenos presentes, e os nossos filhos aprenderam uma poderosa lição sobre como dar.

O outro ponto alto do nosso cruzeiro à Papua Nova Guiné foi a oportunidade de experimentar o mundo subaquático primitivo. O coral era dos mais saudáveis que já vimos com uma vida marinha incrivelmente diversa.

Mergulhando a partir das praias, pudemos experimentar alguma da biodiversidade marinha mais saudável e mais rica do mundo.

My Greatest Adventure 2017 Cruise To Papua New Guinea3 001

Visitar a Papua Nova Guiné foi uma experiência surrealista e uma oportunidade de visitar um país que nunca pensei poder visitar. O nosso cruzeiro foi uma pequena amostra deste fascinante país, e espero que um dia possamos regressar para lá passar mais tempo.

Alvorada de 5 perdidos juntos

3. Dormir num yurt sob o céu desértico da Jordânia

My Greatest Adventure 2017 Three Days In Jordan2 001

Três dias na Jordânia: visitar as ruínas de Gerasa em Jerash, caminhar durante horas através da “Cidade Perdida” de Petra, dormir numa yurt debaixo do céu do deserto, e beber chá com os habitantes locais após caravanas em camelback pelo deserto de Wadi Rum. Esta foi a nossa maior aventura de 2017.

Ver uma das Maravilhas do Mundo Feitas pelo Homem, Petra em Wadi Musa, sempre parecera um sonho distante. Uma que foi agradável de fantasiar enquanto percorria os postos Instagram por outros viajantes do mundo. De repente, encontramo-nos no meio dela.

Mesmo quando andávamos a vaguear pela estreita abertura das falésias que conduzem ao famoso Tesouro, a realidade de estarmos lá fisicamente ainda não nos tinha atingido.

Começámos a nossa viagem através da Jordânia na fronteira com Israel. A nossa primeira paragem foram as ruínas em Jerash. Nunca tinha planeado visitar estas ruínas, pelo que foi uma agradável surpresa encontrarmo-nos consumidos pela grandiosidade destes restos enquanto tentavam mostrar-nos um vislumbre da sua história antiga.

My Greatest Adventure 2017 Three Days In Jordan 001
Jerash, Jordânia

A viagem até Wadi Musa trouxe a noite com ela. Ao sairmos do carro, fomos imediatamente humilhados pelas numerosas estrelas cintilantes no céu nocturno do deserto.

Adormecer num yurt pela primeira vez enquanto ouvíamos os uivos do vento lá fora, compreendendo os perigos naturais de que estávamos a salvo, deu-nos a percepção da hostilidade que esta paisagem possui.

Acordámos para um dia inteiro de exploração de Petra à nossa frente. Embora necessitando de muitas caminhadas, conseguimos chegar a vários dos pontos “imperdíveis”, incluindo o ponto de vista do Tesouro lá de cima, bem como O Mosteiro, Túmulos Reais, Teatro, Rua das Fachadas, Rua Colonnaded, e Alto Lugar do Sacrifício.

No entanto, um dia inteiro ainda não era suficiente para explorar tudo. Mas o nosso tempo acabou, e no dia seguinte, íamos para Wadi Rum.

My Greatest Adventure 2017 Three Days In Jordan3 001
Wadi Rum

Uma vez mais, à medida que cavalgávamos em camelos por apenas uma fracção deste vasto deserto, a tenacidade do povo antigo aqui tornou-se cada vez mais evidente.

Infelizmente, era tempo de relaxar com uma chávena de chá e passar um momento de reflexão no meio desta paisagem marciana. Este, o nosso tempo no país da Jordânia, é o conto inesquecível da nossa maior aventura até agora.

Taiss from Together To Weverever

4. Microlight Flight over Ningaloo Reef na Austrália Ocidental

Microlight Flight Over Ningaloo Reef Na AustráLia Ocidental
Microlight Flight over Ningaloo Reef na Austrália Ocidental

No Inverno de 2017, mudei-me para Exmouth, Austrália Ocidental. Escolher apenas uma aventura como a minha favorita é difícil, porque passei o meu Inverno solarengo e quente nas praias votadas como as mais belas do mundo, mergulhando através do colorido recife Ningaloo, nadando com raias manta e tubarões-baleia, e libertando ao som das baleias corcundas.

Uma aventura, no entanto, destacou-se entre as outras.

É um pássaro, é um avião, é um… micro-luz?

Um microleve é uma aeronave leve que é alimentada por uma hélice com asas como uma asa delta. Bird’s Eye View in Exmouth oferece voos de introdução experimental, por isso, em vez de se sentar e desfrutar da viagem, aprende realmente a pilotar este avião único.

A Minha Maior Aventura Microlight Flight Over Ningaloo Reef Na Austrália Ocidental-001

O meu instrutor e eu colocámos os nossos capacetes com dispositivos de comunicação, amarrámo-nos e descolámos pela pista de descolagem. Subimos rapidamente e em breve, sobrevoámos o Cabo Noroeste e o recife de Ningaloo, património mundial.

À medida que a distância entre a nossa microluz e o solo aumentava, olhei para a terra e fui ultrapassado com a ideia de que estávamos basicamente a pilotar uma motocicleta com asas. E foi espantoso!

Sobrevoando o recife de Ningaloo, olhámos para baixo e avistamos baleias jubarte, raias manta e tubarões na água. O aspecto minúsculo das baleias era um grande indicador de quão alto tínhamos voado.

Adorei ver as mudanças na água e a queda para o azul profundo. Ver raios manta e corcundas na zona onde eu tinha estado a nadar no dia anterior fez-me perceber o quão pouco sou em comparação com o oceano.

A Minha Maior Aventura Microlight Flight Over Ningaloo Reef Na AustráLia Ocidental-001
Microlight Flight over Ningaloo Reef na Austrália Ocidental

Enquanto voávamos para o Golfo de Exmouth, o meu instrutor deixou-me assumir os controlos, e eu guiei-nos enquanto passávamos pelo clube de iates e encontrávamos mais baleias corcundas.

Voar com uma microluz permite-lhe aproximar-se da água e ver mais vida selvagem do que um avião típico, e nenhum recinto significa uma vista de 360°.

O voo de 90 minutos terminou demasiado cedo, e à medida que as rodas batiam no chão, comecei a planear o meu próximo voo em micro-luz. É uma experiência que quero reviver uma e outra vez.

Brittany de The Sweet Wanderlust

5. Passeio de Helicóptero na Nova Zelândia

New Zealand Helicopter Ride

Qualquer pessoa que tenha visitado a Nova Zelândia dir-lhe-á que este é um dos lugares mais belos do mundo. Lagos cristalinos reflectem o céu como um espelho polido, e florestas tropicais verdejantes brilham com o orvalho, focas de peles cavam em margens imaculadas, e montanhas nevadas furam o céu.

Todas estas vistas podem ser experimentadas a curtas distâncias umas das outras na rota cénica 6. A Ilha do Sul da Nova Zelândia é verdadeiramente um paraíso ao ar livre.

Foi a minha viagem na rota 6 na Ilha do Sul da Nova Zelândia que me levou a uma das aventuras mais emocionantes que já vivi, um passeio de helicóptero e a aterragem num dos majestosos glaciares da Nova Zelândia.

Indo para sul pela rota 6 a partir de Greymouth, na costa ocidental da Ilha do Sul, chegará às pequenas cidades de Franz Joseph e Fox Glacier, equivalentes da Nova Zelândia do oeste selvagem e selvagem.

A área circundante faz parte do Parque do Património Mundial Te Wahipounamu que acolhe glaciares que descem dos Alpes do Sul.

Ambas as cidades de Franz Joseph e Fox Glacier oferecem passeios de helicóptero. Inicialmente hesitei em tentar, mas senti que esta era uma oportunidade única na minha vida. Fiquei pendurado à volta da plataforma do helicóptero, observando as pessoas que saíam quando jorraram sobre a beleza do glaciar.

Finalmente, comprometi-me. Fiz um destes emocionantes passeios sobre os picos das montanhas, aterrando e caminhando sobre um glaciar, e vi algumas das cenas mais espectaculares que alguma vez experimentei com a vista das aves dos glaciares que se estendem sobre as montanhas.

Senti o meu coração bater como nunca antes quando o helicóptero subiu de um penhasco sobre um precipício sem fundo. Isso dar-lhe-á cerca de um mês de exercícios de cardio.

Foi tão espantoso como eu pensava que seria. Após a viagem, não conseguia imaginar porque é que alguma vez hesitei.

Talek de Viagens com Talek

6. Explorando a Floresta Amazónica no Equador

Uma viagem à floresta tropical amazónica como parte da minha longa viagem de 8 meses pela América Latina e certamente a minha maior aventura em 2017 e um ponto alto da minha viagem.

Decidi visitar a Amazónia no Equador e não em qualquer país vizinho, devido ao preço justo e à facilidade de lá chegar em comparação com outros destinos.

Depois de uma longa viagem num autocarro nocturno vindo de Quito, seguida de algumas horas numa carrinha, eu e alguns outros viajantes entrámos em barcos. Fomos transportados de longe para a floresta tropical amazónica na Reserva Natural do Cuyabeno.

Foi aí que tivemos o primeiro vislumbre da selva densa, avistando várias espécies de macacos e preguiças no alto das árvores. Após algumas horas no barco, chegamos ao nosso alojamento na selva – a nossa nova casa para os próximos dias, longe da civilização.

Os meus dias na floresta tropical amazónica foram cheios de aventuras e actividades. Explorámos mais a floresta tropical por barco – avistando jacarés e piranhas pesqueiras – mas também a pé.

A parte mais assustadora foi definitivamente um passeio nocturno, com enormes aranhas, cobras e insectos mesmo ao nosso lado a cada poucos metros. Mas mesmo no nosso alojamento, uma vez descobrimos uma enorme tarântula no tecto mesmo por cima da nossa mesa de jantar, e uma grande anaconda foi vista no pântano apenas a alguns metros atrás dos nossos quartos .

Escusado será dizer que não dormi assim tão bem e que tive de fazer uma inspecção completa ao meu quarto todas as noites antes de ir para a cama. É assim que se sente a vida na selva!

O ponto alto da minha visita à floresta tropical amazónica foi um pôr-do-sol a nadar num lago maior, que faz parte do enorme sistema fluvial que se estende por toda a Amazónia.

De acordo com os nossos guias, piranhas, cobras e jacarés ficam na margem e não chegam ao meio do lago, e foi-nos permitido saltar para dentro!

Nadar na floresta tropical amazónica, longe de qualquer civilização, electricidade e ligação móvel, enquanto o sol se põe lentamente atrás das árvores – será que melhora?

Patrick da Alemanha Backpacker

7. Obtenção de uma licença cobiçada para The Wave no Arizona

The Wave Arizona Wandering Wheatleys 002
A Minha Maior Aventura 2017 – A Onda

Tivemos muitas grandes aventuras, mas a nossa mais memorável foi conseguir uma licença para visitar uma formação rochosa chamada “A Onda”, localizada numa área protegida no norte do Arizona chamada Coyote Buttes North.

Apenas 20 pessoas têm acesso à área todos os dias para proteger e preservar a incrível paisagem. Toda a área de Coyote Buttes North é um país maravilhoso de redemoinhos de arenito laranja e branco, mas na pequena área referida como A Onda, o redemoinho de rocha é tão perfeito que se assemelha a uma onda oceânica.

Pode participar numa lotaria online para tentar ganhar uma das cobiçadas licenças com quatro meses de antecedência ou aparecer no escritório da BLM para o sorteio diário presencial. 10 licenças por dia são reservadas para a lotaria online e 10 para a lotaria presencial.

Foram necessárias 6 tentativas frustrantes na lotaria presencial antes que o nosso número da sorte fosse finalmente sorteado. A competição é feroz! Uma pessoa tentou durante 38 dias seguidos na lotaria presencial antes de obter uma licença. Outro tentou 17 dias seguidos antes de desistir, nunca tendo realmente oportunidade de visitar.

The Wave Arizona Wandering Wheatleys 004

A cidade mais próxima é Kanab, Utah, que fica a cerca de 50 milhas de distância. Para chegar a The Wave, terá de conduzir cerca de 30 minutos por uma estrada de terra e depois caminhar 3 milhas em terreno acidentado e rochoso.

O trilho está muito mal marcado, pelo que se recomenda o GPS (a estação de ranger fornecerá um mapa detalhado e coordenadas GPS). Se começar a sua caminhada antes do nascer do sol, provavelmente irá perder-se um pouco, mas terá a área só para si durante algumas horas antes das outras 19 pessoas começarem a chegar.

E não tente entrar sorrateiramente – um guarda florestal BLM faz a caminhada diariamente, e raramente passa um dia em que não apanham alguém a fazer caminhadas sem autorização. A multa é íngreme!

Válvulas de Wheatleys errantes

8. Um Grad-Tripping de Singapura na América do Sul

My Greatest Adventure In 2017 Uyuni Salt Flats 001

Olá, pessoal! Eu sou Owen, e sou de Singapura! Eu só tive UMA aventura em 2017, e é a maior da minha vida: Dois meses depois de me formar na Universidade, voei num bilhete de ida para o Brasil em Fevereiro de 2017, e actualmente (Nov 2017), consegui chegar à Colômbia, o meu 9º país.

Nestes 9 meses, andei com xamãs nas profundezas da selva amazónica, subi a vulcões no Equador, caminhei até Machu Picchu, fiz uma digressão pelas Salinas de Uyuni, fiquei parado na Ilha de Páscoa, feri-me na Patagónia, fui ao Fim do Mundo em Ushuaia, ressonei com leões marinhos na Argentina, fiz festas no carnaval do Brasil e muito mais!

My Greatest Adventure In 2017 Machu Picchu 001

O meu objectivo é visitar todos os 13 países do continente. Não é uma tarefa fácil, dadas as situações em alguns países, mas vou descobri-la.

Muitas pessoas pensam que sou louco por voar para o outro lado do mundo sem conhecer ninguém ou sem conhecer a língua, mas estou a ter o tempo da minha vida e a aprender tanto no processo!

Para me preparar para esta viagem, fiz cursos de espanhol, aprendi autodefesa, poupei, e iniciei um negócio online que fornece rendimentos passivos que me permite fazer isto continuamente. De facto, tirei um hiato das viagens para tornar este sonho uma realidade.

My Greatest Adventure In 2017 Perito Moreno Glacier Trekking 001

Portanto, se este tipo asiático de um país minúsculo o consegue fazer, qualquer um o consegue! Os sonhos não funcionam a menos que o faça!

Owen de My Turn To Travel

9. Mergulho pela minha primeira vez nas Maldivas

My Greatest Adventure 2017 First Time Diving

Vivo na Sardenha, cresci junto ao mar, e gosto absolutamente de nadar. Durante as minhas viagens, tento sempre combinar uma boa mistura de turismo e cultura, aventura, e uma pausa na praia, se tiver uma oportunidade.

Se o local permitir, vou mergulhar com tubo de respiração: Adoro observar a vida marinha e posso passar horas a flutuar no mar, a olhar para peixes e corais.

Mas mergulhar?

Nunca me tinha passado pela cabeça. Sempre se sentiu como uma coisa bastante intimidante, para não mencionar um pouco perigosa. E fico enjoado, o que significa que estar sentado num barco, no mar agitado (ou não tão agitado), à espera de ir para a água é quase garantia de vomitar os meus intestinos para fora.

Além disso, o que quer que consiga ver enquanto faço snorkeling deve ser suficiente para saciar a minha sede de descoberta, certo?

Bem me pareceu que sim. E eu não dei ouvidos ao meu ex, um mergulhador apurado. Ou qualquer um dos meus amigos que o faz a toda a hora. Pelo menos, não até ter ido às Maldivas e ter percebido que havia um centro de mergulho no resort onde fiquei e que o mergulho começaria a partir da costa, e não teria de experimentar enjôo. Por isso tentei e decidi fazer um mergulho de descoberta.

O instrutor informou-me sobre alguns truques (como respirar, como me livrar da água na minha máscara, como estalar os meus ouvidos) e avisou-me que quanto mais me agitava, mais depressa respirava, mais depressa o ar nos tanques acabava, e tínhamos de subir.

Acrescentou que, em condições óptimas, tínhamos ar suficiente para durar cerca de 45 minutos.

No minuto em que fiquei debaixo de água e vi tubarões e a maior variedade de peixes que já vi, apercebi-me de que me tem faltado muito. Foi o único arrependimento que tive: não ter feito isto mais cedo!

Gostei verdadeiramente e estava completamente à vontade – tanto que passei 41 minutos debaixo de água, atingindo uma profundidade de 12 metros.

Escusado será dizer que estou agora a planear ser certificado!

Claudia de My Adventures Across The World

10. Nascer do sol no Bromo Volcano em Java, Indonésia

Greatest Adventure 2017 Sunrise At Bromo Volcano In Java Indonesia 001

São 3 horas da manhã e a aldeia de Probolinggo, na ilha indonésia Java, ainda está a dormir. Apenas o som dos velhos carros 4WD que manobram as estradas íngremes perturba o silêncio.

O nosso carro já está à espera em frente da nossa muito simples casa de família. O condutor ainda está a dormir, e nós também, mas o que se pode esperar a meio da noite. Pouco tempo depois, sentamo-nos no carro.

É um jipe vermelho velho e brilhante que nos levará pelas montanhas para vermos o nascer do sol.

Probollinggo está localizado no extremo leste de Java e é famoso pela sua paisagem vulcânica. É mesmo aqui, onde está localizado o vulcão Bromo – e é para aqui que nos dirigimos neste momento.

Demora cerca de 30 minutos e um par de bump-holes para atingir o pico. Para assistir ao nascer do sol sobre os vulcões, não se deve ficar de pé no vulcão, mas sim no local designado para o nascer do sol, localizado um pouco longe dos vulcões.

O carro está estacionado, e rapidamente chegamos ao auge. Muitas pessoas já se encontram aqui, e embora tenhamos uma pequena paragem num dos muitos pontos de chá, rapidamente encontramos o local perfeito e simplesmente esperamos que o sol nasça.

Está escuro, o céu parece estar nublado, e o amanhecer está longe de aparecer. Esperamos. 20 minutos, 30 minutos, 40 minutos – e depois começa. Rapidamente o céu torna-se um pouco vermelho, um pouco alaranjado, e depois amarelo brilhante quando o sol nasce atrás do vulcão.

Isto é lindo! Mas isto ainda não é o fim da nossa aventura.

Assim que o sol nasce, voltamos para o carro e dirigimo-nos para o verdadeiro vulcão, descendo e entrando directamente em algo que parece ser um deserto. Cavalos velhos e magros fazem o seu caminho através do terreno arenoso, mas decidimos caminhar – caminhar directamente para a cratera do vulcão Bromo.

A estrada é pesada, assim como os passos íngremes que nos levam à cratera, mas a vista vale absolutamente a pena. O sol brilha, o céu é azul, e o fumo que sai do vulcão acrescenta-lhe uma sensação natural de aventura.

Absolutamente deslumbrante e algo que ficará para sempre na nossa mente!

Anne & Clemens do Arquivo de Viajantes

11. Viajar pela Europa durante 10 Meses com um Cão

The Cute Village Of Edam

Quando se pensa em aventura, os óbvios que nos vêm à mente geralmente tomam parte numa actividade física cansativa ou aventuram-se em partes perigosas e menos visitadas do globo.

Mas nem todas as aventuras têm de ser deste tipo: algumas aventuras são mais sobre desafiar a sua zona de conforto e exceder as suas próprias expectativas.

Depois de ter arranjado um cão há 5 anos (quando estava numa fase de “assentamento”), nunca tentei ou esperei viajar com ele. O meu país natal, a Austrália, não é o lugar mais favorável aos cães, particularmente para viajar, e ir para o estrangeiro com ele estava fora de questão, dados os longos voos e a quarentena para voltar a entrar.

Rápido até 2016, quando eu e o meu marido decidimos partir para uma viagem de longo prazo, e ele dirigiu-se aos meus pais durante a nossa viagem de 6 meses para o Sudeste Asiático.

De volta à Austrália para o Natal, começámos a planear a nossa próxima e ainda mais longa viagem à América do Sul. Havia apenas um problema: estávamos sem sorte em qualquer uma das nossas famílias a concordar em tomar conta do nosso cão.

E fomos inflexíveis em não o denunciarmos. Portanto, só havia uma solução: ele vinha connosco.

Dada a nossa pouca experiência em viajar com um cão e a América do Sul não parecia ser o continente mais amigo dos cães, mudámos de rumo e decidimos ir para a Europa, o destino mais amigo dos cães possível.

Significaria algumas mudanças no nosso estilo de viagem e limitações que vão desde hotéis e Airbnbs que não permitem que os cães não façam voos baratos da Ryanair ou do EasyJet. Para não mencionar os cães que não são permitidos na maioria dos museus, galerias de arte, e catedrais, das quais existem mais do que algumas na Europa.

Mas apesar do incómodo adicional, passámos agora os últimos 10 meses a viajar por 19 países da Europa com o nosso homenzinho, e não iríamos mudar a experiência. Se me tivesse perguntado isto há um ano atrás, eu teria dito que não era possível. Mas se quer realmente fazer algo funcionar, há sempre uma forma de o tornar possível!

Shandos de Travelnuity

12. Natação com baleias-jubarte em Tonga

Image1

Uma das melhores viagens que já fiz foi voar até Tonga para ir nadar com baleias corcundas. É um dos poucos lugares no mundo onde é legal entrar na água com uma baleia-corcunda selvagem.

Não é permitido tocar nas baleias, e deve permanecer a pelo menos quatro metros de distância das baleias, mas entrar na água com uma baleia de 36.000 kg é uma experiência absolutamente espantosa.

Tonga está apenas a começar a chamar a atenção como um lugar para ir porque se pode nadar com baleias jubarte nas águas claras em torno das ilhas (há regulamentos rigorosos em torno disto para manter os animais seguros).

Voei para a ilha de Ha’apai, Tonga, que tem uma verdadeira sensação de descontracção, belas palmeiras, e um recife mesmo fora do nosso alojamento. Passei uma semana a nadar com as baleias quando elas vêm a Tonga para as águas rasas para darem à luz os seus bezerros.

É verdade; isto não é uma excursão de observação de baleias. Pode realmente entrar na água com as baleias e nadar com elas. É aí que se apercebem do tamanho deles, e eu não paro de dizer na minha mente que não acredito que estou a fazer isto!

Image2

Uma das minhas experiências preferidas da semana foi um “enforcamento” de duas horas com uma mãe e um bezerro. Vê-se frequentemente as baleias bebés em primeiro lugar, uma vez que têm de subir ao ar com mais frequência do que as suas mães.

A mãe estava apenas a arrefecer no fundo do fundo do fundo do mar enquanto a cria subia ao topo para respirar e depois vinha ver-nos antes de voltar à sua mãe.

É quase como um momento de ‘beam me up’, uma vez que o bezerro sobe e desce, pois só consegue suster a respiração durante 5-10 minutos, enquanto a mãe consegue suster a respiração durante 30-40 minutos – uma experiência imperdível.

Nicole de Travelgal Nicole

13. Safari da Tanzânia

The Serengeti
Chita no Serengeti

A minha maior aventura de 2017 foi um Safari Tanzaniano. Experimentei o Parque Nacional de Arusha, o Lago Manyara, o Serengeti, e a Cratera de Ngorongoro durante a minha viagem de seis dias.

Cada local era único, com vistas espantosas e vida selvagem diversificada. Cheguei a África nervoso e incerto, e parti com tantas experiências inesquecíveis que fiquei verdadeiramente triste por partir.

No dia seguinte à minha chegada a Moshi, Tanzânia, fiz um passeio de um dia ao Parque Nacional de Arusha. O que me surpreendeu neste lugar foi o quão exuberante e montanhoso ele era.

Passámos por prados cheios de girafas e zebra, seguimos caminhos de terra através de tropas de macacos, caminhámos por colinas onduladas até uma bela queda de água, e parámos para uma breve pausa junto a um lago cheio de cegonhas.

Ngorongoro Crater 1
Cratera de Ngorongoro Wildebeest

No dia seguinte, parti para um safari de cinco dias com um pequeno grupo turístico. O nosso primeiro parque foi o Lago Manyara – um destino de sonho para mim, uma vez que sempre quis ver os flamingos.

O que lá encontrei foi muito mais. Vimos elefantes a vaguear pelo matagal, vimos girafas, zebras, e gnus a brincar na margem do lago, e olhámos para um pântano verdadeiramente belo.

No segundo dia, seguimos pela incrivelmente longa estrada de lavandaria até ao Serengeti. Depois de pouco tempo no parque, tivemos a sorte de ver três chitas cruzarem-se directamente à nossa frente!

Nos dois dias seguintes, veríamos leões a vaguear debaixo de acácias, gigantescas manadas de elefantes a vaguear pelas planícies intermináveis, um leopardo a perseguir a erva alta, e uma variedade aparentemente interminável de girafas, antílopes, zebras, e gnus.

No segundo dia no Serengeti, o nosso motorista levou-nos a uma piscina repleta de hipopótamos do que eu podia contar. Ficámos num campo de tendas durante as nossas duas noites aqui, e na nossa primeira noite, ouvimos leões a rugir mesmo à porta da nossa tenda.

Lake Manyara
Lago Manyara Zebras

No quinto dia, descemos pela estrada íngreme, apenas com tracção às quatro rodas, para a vasta caldeira que é a cratera de Ngorongoro. Ao contrário do Serengeti, onde os animais estavam espalhados por grandes distâncias, os animais da cratera de Ngorongoro eram visíveis um após o outro.

Surpreendentemente, o nosso motorista até conseguiu na sua determinação de nos encontrar um rinoceronte raro!

No final da minha viagem, senti-me revitalizado e incrivelmente grato. Ser capaz de testemunhar de perto a beleza da natureza foi uma experiência inesquecível, e mal posso esperar para voltar!

Maria das Aventuras ao Longo da Vida

14. Revestimento Zip Lining no Hawaii

Temporary 1

A nossa viagem de três semanas às ilhas havaianas foi repleta de experiências belas, únicas e emocionantes. A Grande Ilha do Havai foi a nossa primeira ilha a ser visitada.

Passeios de helicóptero, observação nocturna de vulcões, mergulho submarino e passeios de jipe foram apenas algumas das novas aventuras no nosso itinerário.

O Zip Lining estava um pouco fora da minha zona de conforto, mas eu estava todo dentro para tentar.

O nosso dia começou com um passeio da Orquídea de Fairmont a Hilo com a nossa digressão KapohoKine Adventures. Tivemos uma paragem no seu centro de inscrição de renúncia e para nos pesarmos (não muito entusiasmados com esta parte).

A subida da montanha foi cénica; no entanto, prepare-se para uma trilha muito acidentada! Desde que o meu marido marcou a digressão, não fiz muitas perguntas. Não se preocupe, fui informado sobre tudo na extensa orientação.

Foi aqui que descobri que estávamos a fazer uma estação de 8 milhas (a mais longa da Ilha Grande) e 160 pés no ar Zipline.

Recebe todas as precauções de segurança, subindo para as plataformas, o seu arnês, e os sistemas de travagem. Fiquei muito aliviada por descobrir que eles são a única linha de fecho de correr de duas vias a estar ao lado do meu marido.

Aliviam alguns medos até ser a sua vez de subir na plataforma e depois na caixa. Já mencionei que tenho 54 anos, e tenho um pouco de medo das alturas?

A “caixa”; por alguma razão ter de pisar uma caixa de 2’x2′ e esperar pelo “sinal de partida” foi para mim a parte mais desconfortável.

Portanto, aqui vamos nós, a primeira estação é para lhe dar um pouco de gosto, e foi divertido! Na verdade, estava entusiasmado por passar para a estação seguinte. Cada viagem Zipline foi espantosa!

A sensação de voar através do ar é incrível! As vistas eram deslumbrantes neste paraíso tropical, com o Oceano Pacífico como um pano de fundo azul brilhante ao voar em direcção a ele.

Em breve estávamos prestes a passar por cima das chuvas. Nesta estação, decidi que só tenho de filmar, ou vou arrepender-me! Orgulhoso de mim mesmo que conseguiria largar o meu “agarrar para a minha querida vida”.

Emocionante é a melhor palavra para descrever Ziplining no Hawaii. Se tiver planos para se certificar de que não salta esta actividade que toda a família pode fazer e realmente desfrutar.

Sherrie de Viagem por um caso de sherrie

15. Explorando Muskoka, Ontário, Canadá

Muskoka 003

Visitei o Canadá no Verão passado, é a minha primeira vez lá, e estou realmente ansioso por ver as suas maravilhas naturais de cortar a respiração. A oportunidade perfeita surgiu quando me juntei à minha irmã e aos seus amigos na sua viagem a Muskoka.

Muskoka, frequentemente referido pelo povo de Toronto como “o país natal”, é conhecido pelas suas paisagens deslumbrantes e pelas várias actividades recreativas que aí se podem realizar.

Fica a cerca de 2 horas de Toronto; é por isso que muitos torontonianos têm lá casas de campo para as suas escapadelas de fim-de-semana.

Mas para esta viagem, decidimos apenas reservar um hotel à beira do lago, o JW Marriot, The Rosseau Muskoka Resort, e Spa. É um hotel fantástico com uma vista incrível para o Lago Rosseau.

Para além da piscina, spa, e outras comodidades hoteleiras, este é o local perfeito para nós devido à sua localização conveniente. Proporciona-nos um acesso fácil para explorar a área. Alugámos os seus caiaques e canoas para remar à volta do lago e percorremos as pequenas ilhas enquanto fazíamos um bom treino da parte superior do corpo e mergulhávamos no sol.

Aprendi que os canadianos adoram o sol, por isso tentam apanhar mais do sol quando podem. Conseguimos também alugar uma bicicleta para explorar as áreas circundantes do hotel. Eles forneceram-nos um mapa de rotas fácil de seguir.

É tão fixe andar de bicicleta no seu trilho forrado de árvores coloridas. Até tivemos a oportunidade de ver alguma vida selvagem. Vimos um veado a atravessar a estrada!

Outra coisa que fizemos enquanto estivemos em Muskoka foi visitar uma quinta de arando e uma adega. Não tínhamos ideia de como os arandos eram cultivados e colhidos antes de visitar este encantador lugar. Também fizemos uma pequena caminhada no seu percurso de Verão, que inclui um eco-tour auto-guiado.

No geral, é uma viagem bastante épica para mim. É a minha primeira vez não só no Canadá mas também na América do Norte. Este lado do mundo deixou uma grande impressão de que eu definitivamente voltaria e exploraria um pouco mais.

Marca de Staycation Filipinas

16. Mergulho com Raios Manta no Parque Nacional de Komodo

Manta Ray In Komodo
Raia de Manta no Parque Nacional de Komodo

Quando visitei o Parque Nacional de Komodo, eu sabia que queria mergulhar, mas não esperava que o mundo subaquático fosse a coisa mais bela que alguma vez tinha posto os olhos em cima.

Eu sabia que as correntes eram fortes nesta parte do mundo e que seria um desafio, por isso procurei em Labuan Bajo, na ilha das Flores, uma empresa de mergulho que me fez sentir extremamente confortável e tranquilizado ao mergulhar com eles. Escolhi uma pequena loja de mergulho gerida por uma senhora italiana.

No meu reconhecimento, descobri que todos estavam realmente apaixonados pelas radiações manta na área. Isto deixou-me extremamente excitado, mas um pouco nervoso também – especialmente quando descobri que os raios manta tinham cerca de 4,5 metros de largura.

Nunca tinha visto uma criatura de tal magnitude debaixo de água.

O tempo no dia dos mergulhos não estava com bom aspecto, por isso havia a possibilidade de eu não poder mergulhar, e se tudo fosse para a frente, a visibilidade não seria tão grande.

Assim, entre o spiel “avistamentos não podem ser garantidos” da loja de mergulho (compreensivelmente) e as condições, as minhas expectativas para o dia foram muito baixas.

Para minha surpresa, o primeiro mergulho confirmou que a visibilidade subaquática era fantástica. O local de mergulho era um jardim espectacular de corais e uma população abundante de tartarugas, mas não havia nenhuma visão dos raios manta.

O segundo mergulho foi tão deslumbrante como o segundo, colorido e cheio de vida como se estivesse dentro de um aquário. Não foi até ao terceiro mergulho que a verdadeira magia aconteceu. O mergulho começou por cima de um banco de areia com quase nenhum coral.

Vimos muitas criaturas pequenas como chocos flamboyant, caranguejos arlequins e nudibrânquios. De repente, esta grande e majestosa criatura parecendo um cruzamento entre uma ave subaquática e um morcego, começou a aproximar-se de nós.

Deslizando através da água, batendo as suas “asas”, parecia estar a voar. Tivemos de ficar parados para não o perturbar, o que foi realmente difícil com toda a excitação. Depois do primeiro raio manta, veio outro, e outro, e outro… Contei sete no total! E que visão eles foram!

Esse foi o dia em que me apaixonei por criaturas tão maravilhosas.

Escusado será dizer que voltei no dia seguinte para mais, e mal posso esperar para fazer tudo de novo no próximo ano.

Teresa de Brogan no Estrangeiro

17. Visita ao Projecto Elephant Valley no Camboja

Ellies Scratching

À medida que o ecoturismo se está a generalizar, as empresas de viagens estão lentamente a seguir práticas mais éticas e sustentáveis.

Foi por isso que fiquei intrigado com o Projecto Elephant Valley (EVP) baseado em Mondulkiri, no que é conhecido como o Leste Selvagem do Camboja, na sua maioria inexplorado.

Eles afirmam que os seus serviços são completamente sustentáveis e orientados para a reabilitação de elefantes uma vez capturados e tratados severamente. Depois de ver os pobres elefantes usados como recipientes para transportar famílias estrangeiras com excesso de peso em redor de Angkor Wat, o meu coração afundou-se.

Assim, caminhar nas selvas de Mondulkiri para ver elefantes a brincar na selva pareceu uma aventura refrescante. Embora houvesse alguns comentários sobre como o EVP ganhou a sua terra onde os elefantes podiam vaguear, o tratamento dos animais parecia estar a arranhar, e eu decidi verificar isso.

Washing The Ellies

Chegar aos escritórios foi um prazer, pois também funciona como uma cafetaria. Após um breve briefing, cerca de 20 de nós (alguns voluntários, outros pagando a excursão) foram embalados num autocarro e dirigiram-se para a selva. Havia três guias com o grupo, incluindo estrangeiros e locais, e eles eram extremamente conhecedores tanto da área como dos elefantes em geral.

Descemos a colina no que parecia um forno de floresta tropical e fomos parar ao riacho. Esperámos cerca de 10 minutos até que finalmente ouvimos um estrondo nos arbustos e o som distinto dos cornetas a gritar as suas chamadas para os elefantes que lhes foram atribuídos.

Desceram a colina em frente a nós, mesmo a tempo do seu banho matinal. Estes elefantes são todos resgatados, e o EVP ensina-os a serem elefantes novamente. Por exemplo, a maioria deles não sabe que precisa de se lavar todos os dias para se ver livre do excesso de lama. Assim, os cornacas ensinam-nas.

Era uma visão mágica a contemplar.

As elites movem-se livremente e não podem ser montadas ou lavadas (a não ser pelos cornacas), pelo que o grupo as seguiu à medida que se movimentavam pela selva.

Ouvimos as suas trombetas e grunhidos distintos e soubemos que havia uma hierarquia no grupo recém-formado com um matriarca, guardião, etc. Fizemos uma pausa na estadia do EVP, onde a maioria de nós adormeceu entre a verdejante vegetação após um almoço buffet.

Juntámo-nos então às elites uma última vez antes de voltarmos a subir para o autocarro. No geral, a caminhada foi árdua devido ao calor, mas ver os elefantes na natureza, ser apenas elefantes felizes, aqueceu-me o coração e deu-me fé no respeito das pessoas pela natureza.

Callan de Singapura N Além

Rate this post

Protege a tua viagem: Com toda a nossa experiência em viagens, recomendamos vivamente que te faças à estrada com um seguro de viagem! A SafetyWing oferece um Seguro Médico de Viagem para Nómadas Digitais flexível e fiável a apenas um terço do preço de planos semelhantes da concorrência.