Skip to Content

340 KM Ciclismo na Vennbahnweg – Num dia

Um dia muito longo na sela. Esse era o nosso objectivo para o Dia dos Pais.

Da ideia de pedalar no Eifel, para recolher alguns metros de altitude com a bicicleta de estrada, surgiu um passeio de 3 países na Vennbahnweg da Alemanha, através da Bélgica até ao Luxemburgo.

O passeio foi com um total de 340 km, o percurso mais longo que já fizemos até agora num só dia.

Melhor VPN para Viagens

Viagens ExpressVPN

Vais para o estrangeiro? Recomendo a utilização da ExpressVPN para acederes às tuas contas nas redes sociais, desbloqueares os teus sites de entretenimento favoritos, ficares ligado aos teus amigos e família e conseguires voos mais baratos.

Veja:

São cinco da manhã. Está lentamente a ficar brilhante, está a chuviscar, e a temperatura é de cerca de 8° celsius. Ambos dormimos muito mal, e apesar de muito café, não estamos em forma.

Vennbahnweg
Saímos às 5 da manhã para fazer os 300 km num dia.

De Hochneukirch, uma pequena aldeia perto de Mönchengladbach, conduzimos primeiro através das nossas rotas habituais de treino até Eschweiler. Vai subindo, e o vento vem da frente.

Exactamente a constelação que não quer a esta hora do dia.

Em Eschweiler, encontramos Jan-Niklas da Embrace The World Cycling Team. Ele conhece muito bem a área e ofereceu-se espontaneamente para nos conduzir até Vennbahn e acompanhar-nos durante alguns quilómetros.

Vennbahnradweg
Conhecemos Jan-Niklas da Embrace the World Cycling Team em Eschweiler. Ele apoia-nos nos primeiros quilómetros.

A Vennbahnradweg é o “trilho mais longo transfronteiriço, contíguo de bicicleta e caminhadas na Europa em vias férreas desafectadas”(StaedteRegionAachen)

Tem um comprimento total de 130 km, com uma média de um a dois por cento de desníveis muito baixos, tipicamente ferroviários.

Vennbahn Aachen
Chegou à Vennbahn! De agora em diante, continuamos sem sem semáforos e sem trânsito para o Luxemburgo.

São oito da manhã quando finalmente chegamos à Vennbahn. De agora em diante, sai das estradas movimentadas sem semáforos e outros obstáculos ao Luxemburgo.

A ciclovia está em excelente estado, e por isso, de manhã cedo, não há muito trânsito. Há sempre passagens de cascalho mais pequenas, que também são boas para conduzir na bicicleta de estrada.

Já estamos na estrada há seis horas, e a cabeça está a ficar cansada. No entanto, as belas paisagens à direita e à esquerda da Vennbahn motivam-nos a continuar.

Bahntrassenradwege Eifel
O nosso espírito de luta é recompensado com belas vistas!

Kilómetro 160. Troisvierges, o fim do Vennbahnweg, e a nossa paragem para almoço está muito perto. Cheios de expectativa para uma boa porção de macarrão, verificamos o mapa … apenas para descobrir que escolhemos a curva errada há 40 quilómetros!

Infelizmente, em vez de irmos pela esquerda em direcção a St. Vith, seguimos o caminho directamente em direcção a Malmedy.

Um erro grave que nos custa quase 2 horas e 30 quilómetros extra e vários metros de altitude!

Vennbahnstrasse
Foi nesse lugar que nos perdemos. Em vez de virar à esquerda, conduzimos em linha recta. Um erro importante!

Após 190 quilómetros, chegamos finalmente ao fim da Vennbahn em Troisvierges.

Queremos apenas sair da bicicleta, entrar no calor, e finalmente obter alguma comida de verdade. O meu pai, que estava à nossa espera em Troisvierges, encontrou um grande restaurante que se abriu um pouco mais para nós.

Lunch Break In Troisvierges
Em Troisvierges encontrámo-nos com o meu pai Bernd para almoçar. Com 1,98m, ele é o cavaleiro mais alto do Clube Universal de Ciclismo Viajante!

Fortalecemo-nos com esparguete carbonara e lasanha. Há também cerveja sem álcool com sprite. “Panache” é o nome da bebida aqui.

Hohes Venn Radweg
Von Troisvierges, dem Ende der Vennbahn sind es 125km zurück bis Aachen.

Após uma hora, temos de voltar a andar de bicicleta para voltar para casa antes do pôr-do-sol.

Durante o primeiro quilómetro, rolamos confortavelmente para baixo, mas depois, de repente, sobe 10% com o estômago cheio. Óptimo!

Motivamo-nos pelo facto de, a partir de agora, a rota descer tendencialmente e de termos sobretudo ventos de cauda até casa.

Depois de termos dominado a colina, recuperamos o tempo. Mudamos de poucos em poucos quilómetros com o trabalho de liderança e fazemos um ciclo relativamente fácil de 40 quilómetros por hora, em média.

Ravel Route

Apesar da nossa alta velocidade, está a escurecer, e ainda estamos a mais de 30 quilómetros de distância de casa.

Vennbahn 340Km Radtour
Está a escurecer e nós ainda não estamos em casa.

Após 340 quilómetros e mais de 13 horas na sela, chegamos a Holzweiler. A partir daqui, são apenas 10 quilómetros para chegar a casa.

Entretanto, no entanto, está escuro. Sem iluminação adequada, é impossível continuar em segurança. Decidimos terminar a nossa viagem aqui para não nos colocarmos em perigo a nós próprios e aos outros.

Estamos entusiasmados por não só termos atingido o nosso objectivo de 300 quilómetros, como também o excedemos claramente com 40 quilómetros extra.

As pernas continuam a sentir-se bem, e concordamos que poderíamos continuar por mais alguns quilómetros.

Próximo objectivo 400 quilómetros!?

Um projecto espontâneo do Universal Traveller Cycling Club (UTCC) .

Artigo do Jornal Alemão sobre a nossa digressão

Rate this post

Protege a tua viagem: Com toda a nossa experiência em viagens, recomendamos vivamente que te faças à estrada com um seguro de viagem! A SafetyWing oferece um Seguro Médico de Viagem para Nómadas Digitais flexível e fiável a apenas um terço do preço de planos semelhantes da concorrência.